quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

RECIFE_II

Bem do outro lado da cidade está localizado o Instituto Ricardo Brennand. Quando pesquisei sobre o que visitar em Recife, algumas pessoas falavam que a visita ao Instituto era programa imperdível. Assim como é imperdível, reserve um tempo apropriado para visitá-lo. A localização não é de fácil acesso e também não sinalizada, portanto perdemos mais de 1 hora na estrada até achá-lo, isso que contávamos com GPS e mapa. O horário é somente à tarde (de terça a domingo, das 13h às 17h). Como chegamos às 16h, vimos tudo na correria, mas deu pra ter uma noção geral das coleções.

O Instituto é formado por um Castelo, Pinacoteca e Biblioteca, sendo que as edificações são em estilo medieval gótico e é voltado à preservação da arte e da cultura principalmente do período “Brasil Holandês”. O Castelo reúne a mais importante coleção de armaria do Brasil e uma das maiores do mundo: armas para caça e guerra das mais diversas origens e períodos.




Destaque especial para a coleção de armaduras, sendo o cavalo-cavaleiro-com-armadura um conjunto raro do século XVI. Quadros de orientalistas, tapeçarias, esculturas clássicas, vitrais e outras curiosidades dos séculos XVI e XVII completam o acervo. A coleção de esculturas reúne um conjunto de objetos de vulto, relevos e estatuária, com destaque para as peças italianas, especialmente, do atelier Romanelli de Firenze, onde a arte neoclássica se perpetuou em réplicas das principais obras do barroco italiano.




Na Pinacoteca, que reune a maior coleção particular de pinturas de Frans Post (holandês), está em cartaz a mostra “Frans Post e o Brasil Holandês”.*





*Fonte das informações:
folder e site do Instituto Ricardo Brennand.

Um comentário:

۞ Potira ۞ disse...

Lindo!!! As fotos estão fabulosas!!!

=)