domingo, 13 de fevereiro de 2011

RECIFE_I


Devido ao tamanho do Brasil, a diversidade cultural entre um lugar e outro é tão grande que faz com que sentíssemos estrangeiros em território nacional. Muda a comida, o jeito de falar, os costumes, as danças, a música... O pernambucano tem praias paradisíacas a pouca distância de suas casas, tem sol e calor o ano todo, tem prédios modernos, arranha-céus, tem patrimônio cultural e ladeiras como ruas. Basicamente Recife, a capital do Estado, resume-se à parte antiga (Recife Antigo) e ao bairro Boa Viagem (com toda a estrutura oferecida a beira-mar). Recife Antigo fica para uma próxima, já que optamos pela praia de Boa Viagem. Logo que se chega a impressão que dá é que está minada de tubarões. Há placas em toda a orla sinalizando o perigo ao ataque e proibindo a prática de surf. Bem, pelo que nos falaram, como as “iscas” que seriam os surfistas foram proibidos, diminuiu a incidência de ataques. Os banhistas respeitam um limite e assim dá pra tomar banho tranquilo. A água é limpa e quente (temperatura média de 26ºC). Cedo da manhã há áreas que formam piscinas naturais e à medida que a maré vai subindo essas piscinas vão desaparecendo.

O calçadão de Boa Viagem oferece uma das estruturas mais completas que eu já vi: são quadras de tênis, vôlei, basquete, playground, ciclovia, banheiros públicos, quiosques, estacionamento, aparelhos de alongamento...Ah como eu queria morar num daqueles arranha-céus e ser contemplada com aquela vista todo dia ;) O problema é que 3:00 pm (sem horário de verão) e a praia não tem mais sol. A maioria dos hotéis ficam a beira-mar e se Recife for o seu destino, priorize os que oferecem ar-condicionado, pois sempre estará ligado. Um dos inconvenientes da praia é o lixo que as pessoas deixam na areia. É copo plástico, coco, latinha de cerveja/refrigerante e o que mais se pode imaginar. São poucas as lixeiras disponibilizadas na praia e só no final da tarde que vi garis recolhendo todo o lixo, o que muitas vezes é tarde em vista que com a subida da maré muito lixo já embarcou mar adentro. Consequencia disto vem as pombas, bem gordinhas por sinal, disputar comida e espaço com os banhistas, e isso enche muito o saco :/

Outro fator negativo são os pedintes que vem te abordar embaixo do guarda-sol: um tanto constrangedor. Fora isso, queres ir pra Pernambuco? BOA VIAGEM ;)

Nenhum comentário: