sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sabado_de_Aleluia...

Ha alguns anos atras (e eu me lembro bem disso), os preparativos para a Pascoa comecavam duas a tres semanas antes do Domingo. Tudo em funcao da confeccao dos ovos de Pascoa e das casquinhas recheadas de amendoim. Os supermercados se preparavam para a venda de formas de acetato com moldes variados (ovos de tudo quanto era tamanho, coelhos, casal de coelhos), celofanes para embalar os chocolates, papel de seda, fitas decorativas, alem das bases de chocolate (coberturas vendidas a quilo). Era aquele trabalho danado fazer tudo isso, mas na minha opiniao tinha mais "gostinho" de Pascoa, mesmo que o chocolate ficava com gosto de parafina (lembra Ju?!), mesmo que os dedos ficavam tingidos da cor do papel crepom da ultra-moderna tecnica de pintura das casquinhas de ovos (que so hoje minha mae chegou a conclusao de que era anti higienico) e mesmo que a base mais barata tivesse gosto de farinha (cresci ouvindo meu pai dizer isso dos chocolates ruins - isso tem gosto de farinha!). Nao sei se essa cultura se repetia em outros Estados do Brasil (comentem pessoal), mas aqui no interior do RS era assim. Falei o verbo correto: ERA, porque hoje em dia nao existe mais esse envolvimento todo. Essa semana a mae e eu fomos num supermercado daqui que o forte deles sao os produtos para a Pascoa. Eh o unico supermercado da cidade que ainda vende as formas de molde, os papeis para decoracao e as bases de chocolate. O supermercado estava lotado (principalmente clientes do interior da cidade - que chamamos de colonos - plantadores de fumo, erva-mate, etc) e para minha decepcao TODO mundo comprando ninhos prontos, quanto maior melhor...Ai a mae e eu comecamos a sessao nostalgica de como ela fazia com a gente na epoca de Pascoa: lembra que o cesto de voces era sempre o mesmo, voces guardavam e reaproveitavam no outro ano (eramos ecologicamente corretos e nem sabiamos (!) ). Hoje em dia, minha filha, nao existe mais isso...E nao existe mesmo. Eu lembro do meu cestinho ate hoje, e da minha felicidade em achar os ninhos escondidos (eu sempre achava facil) geralmente atras da caixa de som. Bem, ai pra nao perdermos por completo todo esse ritual que eramos envolvidos na epoca de Pascoa, resolvemos confeitar doces de massa com figuras alusivas a data. O resultado voces podem ver na imagem abaixo:

Hoje mesmo a mae foi presentear uma amiga com nossos doces e a mesma se admirou: voces ainda fazem doces em casa! E a mae: eh, eu so faco porque a Fernanda que inventa de querer confeitar =)
Bem pessoal, so tenho a desejar uma feliz e abencoada Pascoa a todos!!!

2 comentários:

João Rüdiger disse...

Bah, nem convidam pra comer?

Fernanda disse...

Pelo que eu saiba o Sr. estava em Floripa...Caso esteja na terra do chimarrão, sabes que não precisa de convite para degustar os doces da Dona Leoci!!!