terça-feira, 9 de março de 2010

Campeche_e_arredores...

Mais de um mes jah se passou do final das minhas ferias e eu nao tinha postado nada a respeito. Hoje, mais inspirada do que ontem, vou escrever um pouco sobre o melhor passeio que fizemos na ilha da magia. Mais especificamente numa ilha inserida em outra ilha: a do Campeche. Quando resolvemos que iriamos ficar aqui pelo sul eu logo dei a ideia pra ficarmos em Campeche. Querem saber o por que?! Bem, foi mais pela sonoridade do nome mesmo (!). Lembro de uma vez perguntar pra uma colega de aula onde ela tinha ido passar as ferias, e ela havia respondido: em Campeche. Desde entao o lugar me despertou curiosidade e como tinhamos que escolher um dentre os varios destinos de Floripa, nao hesitei: tambem quero ir pra Campeche!!! Pesquisamos uma pousada pela internet (acessivel ao nosso bolso), arrumamos as malas e pegamos a 101. Nao fosse o GPS ter nos informado o endereco errado, teriamos chegado ao destino cerca de uma hora antes, a sorte que eu lembrava do nome da rua principal: Pequeno Principe. Campeche fica localizada ao sul da ilha de Florianopolis, onde o mar eh um pouco mais frio, as ondas mais agitadas e a areia, em certos trechos, mais grossa e fofa. Em compensacao com uma ilha a uma distancia muito proxima da beira da praia.

Ao pesquisar na internet sobre a ilha de Campeche nao encontrei muitas informacoes, porem fotos belissimas. Por muita sorte conseguimos pegar um bote para a ilha no ultimo dia, mas sugiro nao deixar este passeio para o final a nao ser que consiga fazer uma reserva antes. O que acontece eh que nem todo dia o mar esta liberado para o passeio alem do que eh controlado o numero de turistas que visitam a ilha. Pelo que nos informaram ha passeios de barco que saem da praia da Armacao e da Barra da Lagoa, alem de botes que saem direto de Campeche. O dia em que tentamos pegar o barco na Barra, o passeio estava suspenso e quando tentamos ir de bote tivemos que colocar os nomes numa lista de espera (a frente uma excursao de argentinos) e esperar cerca de uma hora ateh conseguirmos liberacao. O valor da "passagem" foi de R$40,00 (meio salgadinho) e cerca de 5 minutos no mar estavamos do outro lado. Tanto indo de bote quanto de barco eh permitido levar cadeiras, guarda-sol, bolsas, e principalmente filtro solar (cof cof): o que evitara uma sapecada que senti na pele, mais especificamente, no rosto. Na ilha funcionam dois restaurantes, mas sintam-se a vontade pra levar uma marmitinha e farofarem na areia. A comida (leia-se bebida tambem) eh muito cara e as porcoes, sempre pra duas pessoas, deixam a desejar, sem falar que se ficar desatento, os quatis vem furungar no seu prato ou roubar seus pertences (fomos avisados pelos guias). Chegamos as 11 da manha e retornamos as 15:30 (tempo suficiente). A agua transparente, a areia fina e branquinha e os barcos que fazem a travessia dos turistas ajudam a deixar a paisagem assim: paradisiaca...

A ilha tambem oferece atividades como mergulho e trilhas pela mata. Desta vez ficamos so contemplando a paisagem, mas com certeza este eh um lugar que merece ser visitado em outras oportunidades...

Fernanda disse...

Um agradecimento especial ao amigo Joao que foi nosso guia turistico particular na Lagoa da Conceicao, companheiro do pastelao e de todos os papos furados...