domingo, 9 de agosto de 2009

Bula do Balsamo Alemao

A pedidos...

BALSAMO ALLEMAO DE NOHASCHECK
terebentina__________0,87 g/mL
enxofre_____________0,12 g/mL

FORMAS FARMACEUTICAS, VIA DE ADMINISTRACAO E APRESENTACAO
Solucao em frasco de vidro conta-gotas com 10 mL. Uso topico.

USO ADULTO

Cada 1 mL de Balsamo Alemao contem:
terebentina__________0,87 g/mL
enxofre_____________0,12 g/mL
excipiente qsp________1,00 mL
excipiente constituido por: oleo de Juniperus communis L.

INFORMACOES AO PACIENTE

Acao esperada do medicamento: Balsamo Alemao eh utilizado em inalacao como descongestionante das vias respiratorias ou externamente (topicamente) para o tratamento de nevralgias (dores nos nervos e suas ramificacoes).
Cuidados no armazenamento: Evitar calor excessivo e proteger da luz e umidade. Evitar a estocagem do medicamento em locais improprios como o banheiro em funcao do calor e da umidade. Conservar o medicamento em sua embalagem original.
Gravidez e lactacao: Informe seu medico a ocorrencia de gravidez na vigencia do tratamento ou apos o seu termino. Informar ao medico se estiver amamentando. O produto nao pode ser utilizado por mulheres gravidas ou que estejam amamentando, salvo criterio medico.
Cuidados de administracao: USO TOPICO. Seguir a orientacao do seu medico, respeitando sempre os horarios, as doses e a duracao do tratamento.
Interrupcao do tratamento: Nao interromper o tratamento sem o conhecimento do seu medico. O tratamento pode ser interrompido a qualquer momento, salvo criterio medico.
Reacoes adversas: Informar ao medico o aparecimento de reacoes desagradaveis. Reacoes de hipersensibilidade aos componentes da formulacao tem sido relatadas. A aplicacao cutanea de preparacoes contenco terebentina pode causar irritacao local. O produto pode causar irritacao em ferimentos ou mucosas, so devendo ser aplicado sobre a pele integra.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANCAS
Utilizacao concomitante com outras substancias: Nao sao conhecidas interacoes do Balsamo Alemao com outros medicamentos.
Contra-indicacoes e Precaucoes: No caso do paciente apresentar historico de hipersensibilidade a qualquer componente da formulacao. Balsamo Alemao nao deve ser utilizado durante a gravidez e o periodo de amamentacao sem autorizacao e acompanhamento medico.
NAO TOME REMEDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MEDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAUDE

INFORMACOES TECNICAS

CARACTERISTICAS: Balsamo Alemao eh uma formulacao dotada de propriedades anti-septicas e antinevralgicas. A essencia de terebentina eh uma substancia obtida pela destilacao das resinas dos pinheiros e de outras coniferas. A essencia eh composta de hidrocarbonetos terpenicos ciclicos: os alfa e beta pipenos. Sob forma de inalacao, proporciona alivio e acao descongestionante sobre as vias respiratorias. Aplicado externamente, atua como contra-irritante e rubefaciente, diminuindo processos dolorosos e inflamatorios profundos, musculares ou articulares. O enxofre eh um elemento quimico que participa da estrutura das proteinas. Na forma de solucao sulfurada em acao conjunta com a terebentina atua como anti-septico das vias respiratorias (traqueia, bronquios e pulmoes).
Indicacoes: Balsamo Alemao eh utilizado em inalacao como descongestionante das vias respiratorias ou topicamente para o tratamento de nevralgias.
Contra-indicacoes e Precaucoes: No caso do paciente apresentar historico de hipersensibilidade a qualquer componente da formulacao. Balsamo Alemao nao deve ser utilizado durante a gravidez e o periodo de amamentacao sem autorizacao e acompanhamento medico.
Reacoes adversas a medicamentos: Reacoes de hipersensibilidade aos componentes da formulacao tem sido relatadas. A aplicacao cutanea de preparacoes contendo essencia de terebentina pode causar irritacao local. O produto pode causar irritacao em ferimentos ou mucosas, so devendo ser aplicado sobre a pele integra. Caso surjam reacoes desagradaveis durante o tratamento com Balsamo Alemao, aconselha-se suspender o uso do medicamento e comunicar ao medico.
Interacoes medicamentosas: Nao sao conhecidas interacoes do Balsamo Alemao com outros medicamentos.
Interferencias em exames laboratoriais: Nao sao conhecidos.
Posologia e modo de usar:
Como descongestionante e anti-septico (em gripes ou resfriados): Preparar uma xicara com agua quente, pingar 5 a 10 gotas da solucao e inalar os vapores do Balsamo Alemao.
Como antinevralgico: Aplicar algumas gotas do Balsamo Alemao na regiao afetada, massageando vigorosamente.
Superdosagem: Nao sao conhecidos relatos de superdosagem do produto. O medicamento deve ser utilizado sob forma de inalacao ou aplicado topicamente.
Pacientes idosos: utilizar a mesma POSOLOGIA E MODO DE USAR.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NAO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTACAO MEDICA.

MEDICAMENTO DE VENDA LIVRE.

Numero do lote, datas de fabricacao e validade: vide cartucho.

MS 1.0286.001.001-9
Farm. Resp.: Fabio Pinto Crossetti CRF-RS 6664

13 comentários:

Leticia disse...

O que pode acontecer caso ingestão acidental desse medicamento??

Zkthies disse...

melhor remédio da minha infancia, 03 gotas (fedorentas por sinal) misturadas com açúcar (para poder engolir) e tchum, la se vai a tosse

Fernanda Müller disse...

Existem muitas receitas caseiras, eu particularmente nunca tomei, mas posso afirmar que o cheiro é muito forte...

Vera Zielinski disse...

Conforme a orientação se tomar algumas gotinhas com açúcar lá se vai a tosse e é excelente remédio para quem tem criança com lombriga atacada. Eu sou do Paraná e esse remédio salvou meu filho... Ele estava morrendo aos pouquinhos. Agora não ficamos sem, aqui onde moramos não tem para vender mas madamos vir de Guarapuava-Pr não deixamos mais faltar!!!!

Fernanda Müller disse...

Vera, como já havia comentado anteriormente, existem muitas receitas caseiras pro Bálsamo Alemao, para infinitas finalidades e maneira de tomar (embora na bula a indicacao quanto ao uso seja externo). Como o laboratório fabricante é gaúcho, aqui no Rio Grande do Sul é fácil de achar, mas quando tiveres dificuldade em encontrar o medicamento, é só ir numa farmácia que faca pedido pela Sta Cruz Distribuidora de Medicamentos (atende todo o Brasil). Abraco!

Luiz A. Michalak disse...

Bom dia!
Meu nome é Luiz, moro em Canoas-rs e tenho uma dúvida: existia a anos atras um medicamento chamado OLEUM HARLEMSE TELL, fabricado no paraná e exelente para cura de cálculo renal, como dizem por ai um santo remédio, e sua composição era de terebentina e enxofre e o modo de tomar era 03 gotas na colher de açucar ou seja identico ao balsamo alemão (formula e modo de uso) a dúvida: não seria o bálsamo alemão indicado para obstrução de cálculo renal? obrigado

Andrea Paula Ferreira disse...

Meu filho está sofrendo com bronquite crônica e buscando uma alternativa aos corticosteróides encontrei as informações contidas no site http://haarlem-oil.com/pt/testemunhos/prova-cientifica#Leroux que indicam o uso do enxofre e terebentina tanto para problemas do trato urinário quanto problemas respiratórios. Foi tranquilizador ler os comentários do ZKthies sobre as 3 gotas salvadoras de sua infância. Pude comprovar que o medicamento é usado já há muito. Vou experimentar com meu filho...

Mayara disse...

Boa noite moro na cidade de Passo Fundo-RS e sou vendedora do Laboratório Saúde responsável e fabricante do medicamento Balsamo Alemão. Fico feliz em saber que temos pessoas de outros estados que utilizam o nosso produto. Estou realizando meu trabalho de conclusão de curso sobre o porque de as pessoas consumirem este medicamento e suas informações me foram muito uteis. Obrigada a todos

Mayara disse...

Não há nenhum estudo clinico que comprove os malefícios do produto caso ocorra a ingestão. Disse que quem ingeriu o Balsamo na época da Gripe espanhola, ficou imune da mesma e o mesmo ocorreu aqui na minha região com relação a H1N1,quem tomou o balsamo não contraiu a gripe.

Fernanda disse...

Interessantes tuas colocações Mayara. Eu particularmente publiquei a bula do Bálsamo Alemão por não ter encontrado na internet e por ver a procura de informações sobre ele por parte das pessoas, principalmente no inverno que é época de gripes e resfriados. Quando finalizado, gostaria de ler teu TCC.

Anita Costa disse...

Quero saber qtos dias se toma o Balsamo?
É muito eficiente,gostei,tenho asma e foi o que aliviou na crise.Mas ñ sei qtos dias pode-se tomar.Obrigada.

Fernanda disse...

Anita, não sei te responder, pois na bula não há especificações quanto ao tempo de tratamento, independente da forma que se usa o Bálsamo.

Adriana disse...

Eu tomo assim que acho necessário umas gotinhas com açúcar, adorei essa sugestão acima de pingar na água quente, vou experimentar.