domingo, 9 de agosto de 2009

Bula do Balsamo Alemao

A pedidos...

BALSAMO ALLEMAO DE NOHASCHECK
terebentina__________0,87 g/mL
enxofre_____________0,12 g/mL

FORMAS FARMACEUTICAS, VIA DE ADMINISTRACAO E APRESENTACAO
Solucao em frasco de vidro conta-gotas com 10 mL. Uso topico.

USO ADULTO

Cada 1 mL de Balsamo Alemao contem:
terebentina__________0,87 g/mL
enxofre_____________0,12 g/mL
excipiente qsp________1,00 mL
excipiente constituido por: oleo de Juniperus communis L.

INFORMACOES AO PACIENTE

Acao esperada do medicamento: Balsamo Alemao eh utilizado em inalacao como descongestionante das vias respiratorias ou externamente (topicamente) para o tratamento de nevralgias (dores nos nervos e suas ramificacoes).
Cuidados no armazenamento: Evitar calor excessivo e proteger da luz e umidade. Evitar a estocagem do medicamento em locais improprios como o banheiro em funcao do calor e da umidade. Conservar o medicamento em sua embalagem original.
Gravidez e lactacao: Informe seu medico a ocorrencia de gravidez na vigencia do tratamento ou apos o seu termino. Informar ao medico se estiver amamentando. O produto nao pode ser utilizado por mulheres gravidas ou que estejam amamentando, salvo criterio medico.
Cuidados de administracao: USO TOPICO. Seguir a orientacao do seu medico, respeitando sempre os horarios, as doses e a duracao do tratamento.
Interrupcao do tratamento: Nao interromper o tratamento sem o conhecimento do seu medico. O tratamento pode ser interrompido a qualquer momento, salvo criterio medico.
Reacoes adversas: Informar ao medico o aparecimento de reacoes desagradaveis. Reacoes de hipersensibilidade aos componentes da formulacao tem sido relatadas. A aplicacao cutanea de preparacoes contenco terebentina pode causar irritacao local. O produto pode causar irritacao em ferimentos ou mucosas, so devendo ser aplicado sobre a pele integra.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANCAS
Utilizacao concomitante com outras substancias: Nao sao conhecidas interacoes do Balsamo Alemao com outros medicamentos.
Contra-indicacoes e Precaucoes: No caso do paciente apresentar historico de hipersensibilidade a qualquer componente da formulacao. Balsamo Alemao nao deve ser utilizado durante a gravidez e o periodo de amamentacao sem autorizacao e acompanhamento medico.
NAO TOME REMEDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MEDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAUDE

INFORMACOES TECNICAS

CARACTERISTICAS: Balsamo Alemao eh uma formulacao dotada de propriedades anti-septicas e antinevralgicas. A essencia de terebentina eh uma substancia obtida pela destilacao das resinas dos pinheiros e de outras coniferas. A essencia eh composta de hidrocarbonetos terpenicos ciclicos: os alfa e beta pipenos. Sob forma de inalacao, proporciona alivio e acao descongestionante sobre as vias respiratorias. Aplicado externamente, atua como contra-irritante e rubefaciente, diminuindo processos dolorosos e inflamatorios profundos, musculares ou articulares. O enxofre eh um elemento quimico que participa da estrutura das proteinas. Na forma de solucao sulfurada em acao conjunta com a terebentina atua como anti-septico das vias respiratorias (traqueia, bronquios e pulmoes).
Indicacoes: Balsamo Alemao eh utilizado em inalacao como descongestionante das vias respiratorias ou topicamente para o tratamento de nevralgias.
Contra-indicacoes e Precaucoes: No caso do paciente apresentar historico de hipersensibilidade a qualquer componente da formulacao. Balsamo Alemao nao deve ser utilizado durante a gravidez e o periodo de amamentacao sem autorizacao e acompanhamento medico.
Reacoes adversas a medicamentos: Reacoes de hipersensibilidade aos componentes da formulacao tem sido relatadas. A aplicacao cutanea de preparacoes contendo essencia de terebentina pode causar irritacao local. O produto pode causar irritacao em ferimentos ou mucosas, so devendo ser aplicado sobre a pele integra. Caso surjam reacoes desagradaveis durante o tratamento com Balsamo Alemao, aconselha-se suspender o uso do medicamento e comunicar ao medico.
Interacoes medicamentosas: Nao sao conhecidas interacoes do Balsamo Alemao com outros medicamentos.
Interferencias em exames laboratoriais: Nao sao conhecidos.
Posologia e modo de usar:
Como descongestionante e anti-septico (em gripes ou resfriados): Preparar uma xicara com agua quente, pingar 5 a 10 gotas da solucao e inalar os vapores do Balsamo Alemao.
Como antinevralgico: Aplicar algumas gotas do Balsamo Alemao na regiao afetada, massageando vigorosamente.
Superdosagem: Nao sao conhecidos relatos de superdosagem do produto. O medicamento deve ser utilizado sob forma de inalacao ou aplicado topicamente.
Pacientes idosos: utilizar a mesma POSOLOGIA E MODO DE USAR.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NAO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTACAO MEDICA.

MEDICAMENTO DE VENDA LIVRE.

Numero do lote, datas de fabricacao e validade: vide cartucho.

MS 1.0286.001.001-9
Farm. Resp.: Fabio Pinto Crossetti CRF-RS 6664

26 comentários:

Leticia disse...

O que pode acontecer caso ingestão acidental desse medicamento??

Zkthies disse...

melhor remédio da minha infancia, 03 gotas (fedorentas por sinal) misturadas com açúcar (para poder engolir) e tchum, la se vai a tosse

Fernanda Müller disse...

Existem muitas receitas caseiras, eu particularmente nunca tomei, mas posso afirmar que o cheiro é muito forte...

Vera Zielinski disse...

Conforme a orientação se tomar algumas gotinhas com açúcar lá se vai a tosse e é excelente remédio para quem tem criança com lombriga atacada. Eu sou do Paraná e esse remédio salvou meu filho... Ele estava morrendo aos pouquinhos. Agora não ficamos sem, aqui onde moramos não tem para vender mas madamos vir de Guarapuava-Pr não deixamos mais faltar!!!!

Fernanda Müller disse...

Vera, como já havia comentado anteriormente, existem muitas receitas caseiras pro Bálsamo Alemao, para infinitas finalidades e maneira de tomar (embora na bula a indicacao quanto ao uso seja externo). Como o laboratório fabricante é gaúcho, aqui no Rio Grande do Sul é fácil de achar, mas quando tiveres dificuldade em encontrar o medicamento, é só ir numa farmácia que faca pedido pela Sta Cruz Distribuidora de Medicamentos (atende todo o Brasil). Abraco!

Luiz A. Michalak disse...

Bom dia!
Meu nome é Luiz, moro em Canoas-rs e tenho uma dúvida: existia a anos atras um medicamento chamado OLEUM HARLEMSE TELL, fabricado no paraná e exelente para cura de cálculo renal, como dizem por ai um santo remédio, e sua composição era de terebentina e enxofre e o modo de tomar era 03 gotas na colher de açucar ou seja identico ao balsamo alemão (formula e modo de uso) a dúvida: não seria o bálsamo alemão indicado para obstrução de cálculo renal? obrigado

Andrea Paula Ferreira disse...

Meu filho está sofrendo com bronquite crônica e buscando uma alternativa aos corticosteróides encontrei as informações contidas no site http://haarlem-oil.com/pt/testemunhos/prova-cientifica#Leroux que indicam o uso do enxofre e terebentina tanto para problemas do trato urinário quanto problemas respiratórios. Foi tranquilizador ler os comentários do ZKthies sobre as 3 gotas salvadoras de sua infância. Pude comprovar que o medicamento é usado já há muito. Vou experimentar com meu filho...

Mayara disse...

Boa noite moro na cidade de Passo Fundo-RS e sou vendedora do Laboratório Saúde responsável e fabricante do medicamento Balsamo Alemão. Fico feliz em saber que temos pessoas de outros estados que utilizam o nosso produto. Estou realizando meu trabalho de conclusão de curso sobre o porque de as pessoas consumirem este medicamento e suas informações me foram muito uteis. Obrigada a todos

Mayara disse...

Não há nenhum estudo clinico que comprove os malefícios do produto caso ocorra a ingestão. Disse que quem ingeriu o Balsamo na época da Gripe espanhola, ficou imune da mesma e o mesmo ocorreu aqui na minha região com relação a H1N1,quem tomou o balsamo não contraiu a gripe.

Fernanda disse...

Interessantes tuas colocações Mayara. Eu particularmente publiquei a bula do Bálsamo Alemão por não ter encontrado na internet e por ver a procura de informações sobre ele por parte das pessoas, principalmente no inverno que é época de gripes e resfriados. Quando finalizado, gostaria de ler teu TCC.

Anita Costa disse...

Quero saber qtos dias se toma o Balsamo?
É muito eficiente,gostei,tenho asma e foi o que aliviou na crise.Mas ñ sei qtos dias pode-se tomar.Obrigada.

Fernanda disse...

Anita, não sei te responder, pois na bula não há especificações quanto ao tempo de tratamento, independente da forma que se usa o Bálsamo.

Adriana disse...

Eu tomo assim que acho necessário umas gotinhas com açúcar, adorei essa sugestão acima de pingar na água quente, vou experimentar.

Lu disse...

oii tanto minha mãe refalar p mim,hj voltei p net p pegar mais informaçãoes...minha mãe criou a gente c esse remédio e vou começar usar c meus filhos não aguento mais c corticoides de todos os tipos e aquele astro que não larga dos meus filhos... depois volto a falar o resultado !!!

Fernanda disse...

Claro, relate aqui depois seus resultados Lu ;)

ilton grisoste barbosa disse...

MAYARA,FAÇO FARMÁCIA EM CAMPO GRANDE E TAMBÉM GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES OU SEU TCC QUANDO, OU JÁ DEVE ESTAR PRONTO, PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O BALSAMO ALEMÃO.
EU TRABALHEI EM CAXIAS DO SUL EM UMA FARMÁCIA E LÁ É TRADICIONAL O USO DO BALSAMO,PARA GRIPE, BRONQUITE TOSSE (ORAL), DORES E NEVRALGIAS(TÓPICOS). ALGUNS ATÉ EM CATARATAS... É USADO TAMBÉM?

Anônimo disse...

O cheiro desse negócio é triste !!!!

Anônimo disse...

O mais parecido com o bálsamo alemão é a graxa privada, indicada para as vias urinárias, apesar de terem mudado a fórmula dela o ano passado.

Oneide Bundchen disse...

Boa noite sou de sinop MT quando eu era criança minha mae sempre dava para nós tomar nunca tivemos pneumonia nem gripe forte,eu acedito que a gente fica imune mesmo que o bálçamo era a vacina do passado pois não existia a mesma então por que não usar hoje, eu vou começar usar já eu acredito que perdemos muito de não ter continuado,mas nunca é tarde eu vou postar os resultados que acredito serem muito bons, os antigos na Biblia usavam e curava muitas doenças está escrito em GN varios lugares também em Gremias então está aprovado vamos lá gente é o Bálçamo



SOu a ONeide Bundchen

Fernanda disse...

Depois posta suas observações quanto ao uso, Oneide!
Realmente antigamente usava-se muito o Bálsamo Alemão.

Elis Regina disse...

Eu tomei uma colher de açúcar com 5 gotas de bálsamo alemão. . Tive reação. Mto vômito, deu umas bolhas na minha pele.. fora o cheiro que é forte demais.

Logo que tomei, deu uns 30 min tive q ir às pressas pro pronto socorro.
Não recomendo .

Unknown disse...

Elis Regina VC tomou demais, é 3 gotas VC tomou 5gotas. Dai deu reação mesmo.

Anônimo disse...

Eu já tomei 15 gotas e não deu reação nenhuma. Estava com desarranjo intestinal. Foi como tirar com a mão. Voltei a defecar normal. Mas uso só eventualmente. Agora uso 4 a 5 gotas com açúcar. Só quando necessário ( gripe, resfriado, alergia, nariz entupido ). Balsamo alemão, balsamo branco e olina são remédios que temos de ter sempre a mão.

Anônimo disse...

Tenho 53 anos. Me criei tomando Bálsamo e vendo meus pais tomarem (gotinhas no açúcar). Tomo sempre q a gripe ou bronquite atacam. Criei meus filhos tomando e vou dar para meus netos. Recomendo.

dinheiro ja sem investir nada disse...

balsamo alemao alem de tudo e otimo pra por em bixiguinha de agua e taca em carreata de gremista kkkkkkkkkkk tenho 57 anos nasci na regiao das missoes no rgs e desde pia conheco o balsamo e eu tinha horror ao cheiro mas eu e meus irmao se criamos tomando este medicamento tanto que hoje nostalgicamente fui pesquisar sua bula

Sérgio Kochepki disse...

Quando eu era criança, há 60 anos, minha mãe pingava não sei quantas gotas numa colher com açúcar. E a gente engolia aquilo. O gosto e o cheiro é muito forte. A gente tomava e ficava curado das gripes. E hoje estou contando a história. Não aconteceu nada de errado.