segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nostalgia olfativa...

Ontem de manha passei protetor solar e fui caminhar...
O vento que soprava contra meu rosto me fez sentir o cheiro de praia...consequentemente o mesmo cheiro fez passar um filme na minha cabeca...toda vez que sinto este olor me lembro das ferias que passavamos na praia com o pai e com a mae. Os cheiros em geral me trazem varias lembrancas, sejam elas boas ou ruins. Sou uma pessoa olfativa, guardo os cheiros que sinto, e com eles, varias recordacoes...Vou pra Porto Alegre e sinto o cheiro de Porto Alegre, o cheiro do apartamento, o cheiro da Puc...Sinto o cheiro de Venancio, o cheiro da casa da minha vo onde passei boa parte da minha infancia. O cheiro de construcao me lembra a epoca da nossa mudanca, nossa resistencia (nao queria me mudar, era longe da minha vo, dos meus amigos de infancia). Perfumes me lembram pessoas: na epoca da infancia, as que fizeram parte da minha vida, as que ainda fazem...Cheiro de mae me faz sentir protegida, de pai me traz a sensacao de respeito, de irmao, confianca. Um cheiro que gosto eh de chuva e quando era crianca adorava o cheiro de SBP (hehehe). O cheiro dos docinhos de Quick que a mae faz me lembra nossas festinhas de aniversario na garagem da casa antiga, e cheiro de essencia Dove me lembra as aulas de Cosmetologia. E sobre os cheiros que me remetem a pensamentos menos felizes?! Ah, esses eu prefiro esquecer e substitui-los por novas experiencias olfativas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal seu post, algum tempo atrás, sempre que sentia saudades da praia abria uma embalagem do protetor solar Sundown e cheirava, para mim, o cheiro deste produto é cheiro de praia. E até hoje este cheiro me remete à praia.

Fernanda disse...

O meu eh o Coppertone, acho que na epoca era mais barato que o Sundown :P

João Rüdiger disse...

SBP? Estranho... Tem gente que gosta de gasolina, alcool, mas SBP é mais perigoso. hehe