domingo, 19 de julho de 2009

Fondue de carne...


O friozinho do sabado a noite foi convidativo para um programinha caseiro e familiar: fondue!!! A ideia surgiu da minha parte...confesso que alem de nunca ter degustado fondue, nunca tinha feito tambem(!)...onde estava com a minha cabeca quando resolvi reunir o pessoal convidando pra este prato? Bem, comecei a ler varias receitas na internet pra saber por onde comecaria...muitas tinham ingredientes que eu mal sabia pronunciar (certo que aqui em Venancio nao teria pra comprar) e muitos dos queijos que usavam tambem nao encontraria no supermercado...O jeito foi usar a criatividade e adequar as receitas a nossa realidade, sem perder a qualidade do prato...e nao eh que deu certo?! Abaixo a receita e algumas dicas que serao uteis para uma proxima rodada de fondue...

No meu caso, escolhi fazer o fondue de carne. Escolhi as carnes adequadas e para acompanhamento fiz 3 molhos de facil execucao.

Carnes:
Eu usei carne para strogonoff cortada em cubos (a que comprei era coxao), mas tambem pode ser feito com file mignon, ou outra carne bem macia. Tambem usei file de frango cortados em cubos. DICA: a carne de gado frita bem mais rapido que a de frango, porem a de frango fica muito macia e com um gostinho muito bom, quase que dispensando os molhos.
Apos cortadas em cubo, as carnes deverao ser temperadas a gosto. Usei sal, pimenta do reino e oregano. Temperadas as carnes, eh hora de fazer os molhos...

Molhos:
Preparei tres molhos e as receitas virao na ordem de preferencia do pessoal:
[queijo] Em uma panela coloquei uma caixa de creme de leite, um potinho de requeijao e umas 3 colheres de sopa de queijo prato ralado. Em fogo medio, mexi todos os ingredientes ate eles se fundirem, ficando uma mistura homogenea. DICA: outros tipos de queijo podem ser usados como mozzarella, parmesao, gorgonzola...Como eh um molho quente, o ideal seria um réchaud separado para a conservacao da temperatura deste molho...como nao tinha, mantive numa panela pequena e fechada, mas tive que reaquecer...
[rose incrementado] Misturei 2 colheres de sopa de catchup, 3 colheres de sopa de maionese e 3 colheres de sopa de creme de leite, temperando com salsinha picada e alho desidratado a gosto.
[mostarda] 3 colheres de sopa de creme de leite misturadas com 3 colheres de sopa de maionese e 2 colheres de sopa de mostarda, alem de oregano a gosto.
Como o molho de queijo eh quente, deixei pra preparar por ultimo e simultaneamente com o aquecimento do oleo para fritar a carne.
Coloquei oleo ate metade da panela do fondue e levei ao fogao ate seu aquecimento. Depois do oleo bem quente, levei ao réchaud que jah estava aceso. Na sequencia, cada pessoa com seu garfo adequado para fondue, espeta um pedaço de carne e frita no oleo o tempo que preferir.
De bebidas, o vinho tinto eh o indicado para o fondue de carne...

Bom apetite!!!

Nenhum comentário: